Quando pensamos em montar uma cozinha profissional preciso seguir algumas regras básicas para evitar diversos problemas, principalmente investimento desnecessário ou retrabalho com custo dobrado para corrigir e adequar a real necessidade do empreendimento.
O Primeiro passo antes de definir os equipamentos e layout da cozinha é ter bem definido o perfil da casa, qual cardápio vai ser servir e qual a estimativa de lugares em seu salão. Assim, poderemos ter uma assertividade maior no dimensionamento correto dos equipamentos e o fluxo ideal de produção dos alimentos.
Quando falamos em produção de alimentos temos que prever cinco áreas básicas, o caminho que o alimento vai percorrer desde seu recebimento até a distribuição para o serviço no salão ou transporte, por menor que seja a cozinha, temos que pensar nesses processos.
Sendo eles:
- Recebimento – onde serão recebidas as mercadorias, lugar que seja adequado para conferência e uma pré-higienização dos alimentos.
- Estoque Frio e Seco – em condições e temperaturas adequadas a cada produto.
- Pré-preparo – local definido para cada tipo de operação, evitando a contaminação cruzada.
- Preparo ou finalização – de frios e quentes, com suporte adequado de estoque refrigerado para armazenamento de produtos porcionados, prontos para serem finalizados.
- Distribuição – local ideal para montagem e conferência dos pratos com boa iluminação, evitando entregas indesejáveis para os clientes.
É muito importante se adequar a legislações Sanitárias – CVS5 e RDC216 é sempre bom buscar ajuda qualificada para evitar “dores de cabeça”!
Espero que tenha ajudado e até a próxima dica!!!
Chef Jonas Romero
(13) 97406-0803